terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Socialização


A revista Profissão Mestre nº 136 de janeiro de 2011, publicou uma entrevista com a psicóloga Rosely Sayão muito interessante. Entre perguntas e respostas destaquei duas que me fizeram refletir e amenizar algumas dúvidas que tinha, acerca da relação escola, aluno e família. Vou transcrevê-las e gostaria de saber a opinião dos meus e minhas colegas.
1 - Profissão Mestre: É comum as instituições de ensino e os professores reclamarem da falta de acompanhamento escolar pelos pais.O que os pais devem fazer?Eles têm que sentar com os filhos e acompanhar o dever escolar?

Rosely: Na minha opinião não têm. Porque e se os pais forem analfabetos, como faz? E se os pais forem alfabetizados, mas forem analfabetos funcionais? E se os pais forem muito bravos e quando a criança erra dão uma surra? Então, se o trabalho é em relação ao conhecimento é na escola que agente deve fazer. Lição de casa é uma invenção dos Estados Unidos, na época em que as escolas eram distantes das residências, muitas na zona rural, então funcionavam dois dias por semana. Nos outros três dias, os professores passavam lição para fazer em casa, porque era para todo dia se relacionar com o conhecimento. A escola mudou, as crianças vão todos os dias para a escola e agente continua dando lição de casa sem saber ao certo o porquê. A lição de casa pode ter um papel importante, mas desde que tenha começo, meio e fim na escola, não dependendo dos pais.

2 - Profissão Mestre: Então, a participação dos pais, na sua opinião, não precisa ser neste sentido de acompanhar o dever de casa?

Rosely: Não é que não precisa. A gente tem que considerar que todas as crianças têm que ter a mesma oportunidade de aprendizagem. Se a gente coloca na dependência dos pais, a gente está fazendo diferença entre as crianças.Porque a criança que não tem a sorte de nascer numa família que gosta de acompanhar a lição de casa, como faz? Não aprende bem? Este é um princípio da educação democrática.

Um comentário:

  1. Achei interessante quando a Rosely fala que quando se tratar de conhecimento é de responsabilidade da escola. Afinal é na escola que estão os especialistas e também, o objetivo da escola é de trabalhar de forma sistemática e com uma visão científica o conhecimento produzido pela humanidade.Outro ponto muito importante é quando nos chama a atenção para garantir que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades, partam do mesmo "ponto" para que aumentem as possibilidades de chegarem ao mesmo tempo com as mesmas condições ao "alvo' pretendido. Gostaria de conhecer sua opinião acerca deste assunto tão presente em nosso cotidiano.

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